terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha: Ben Ami Scopinho

Ascension Of Ules - Crushing Axes

Por Ben Ami Scopinho | Em 21/08/11


Quem diria que a linha de trabalho exercida pelo saudoso Quorton e seu Bathory iria influenciar tantos músicos ao redor do mundo, mesmo depois de tanto tempo...? O Crushing Axes é uma típica ‘banda-de-um-homem-só’ da cidade paulista de São José dos Campos, tendo como idealizador Alexandre Rodrigues, que está em plena atividade desde 2008 e agora liberando seu quinto trabalho, “Ascension Of Ules”.

e comparado com os registros anteriores, “Ascension Of Ules” mostra todo um esforço consciente e devidamente planejado em criar os mais variados ambientes, indo do extremo às passagens melódicas e acústicas. Toda essa abrangência, ainda que tenha uma perspectiva old school, torna ingrata a tarefa em situar o leitor acerca sua arte, mas, em função de sua aura enigmática e pagã, podemos aproximá-lo – e somente aproximá-lo! – dos versáteis grupos do chamado Viking Metal.

Também vale mencionar que "Ascension Of Ules" é um álbum conceitual dividido em três atos, onde um deus é banido pelos seus pares e passa a vagar pela Terra, sem memória, e se envolve nas mais variadas aventuras até o desfecho final. Algo muito legal é o uso de sonoridades típicas da região do planeta pela qual o personagem Ules vai atravessando, como Erhu e Dizi (China), ou a Cítara e Gaita de Fole (Europa).

O áudio sujo, algo abafado e com timbres que poderiam ser mais bem escolhidos é o resultado de qualquer projeto que não possui o devido suporte pode oferecer. Mas, ainda assim, é digno de todos os elogios, pois, mesmo não tendo uma sonoridade no patamar de uma produção gringa, é honesto e consegue mostrar a essência da proposta do Crushing Axes.

Assim, com “Ascension Of Ules”, Alexandre Rodrigues mostra estar à altura de liberar um disco físico e realmente profissional; talvez seja questão de tempo e contatos adequados. O repertório possui atrativos para atrair um amplo leque entre o público headbanger, e o leitor que se sentiu atraído pode acessar o MySpace do Crushing Axes, que disponibilizou todos os seus trabalhos para download. Dêem uma conferida!

Fonte: Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário